Goiás é o 3º estado com maior percentual de casas alugadas no Brasil
Segundo o IBGE, Goiás ocupa a terceira posição no ranking nacional de domicílios alugados, com 27,7?s moradias nessa condição. O Estado também apresenta a terceira menor taxa de moradias próprias, com apenas 64,4%, abaixo da média nacional de 71,3%.

Goiás está entre os estados com maior número de imóveis alugados no Brasil, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que 27,7% dos domicílios goianos são alugados, percentual superior à média nacional de 22,2%. Apenas o Distrito Federal (33,3%) e o Mato Grosso (27,8%) superam Goiás nesse quesito.
Entre os municípios goianos, Rio Verde e Chapadão do Céu lideram com as maiores taxas de imóveis alugados, alcançando 41,4% e 41,2%, respectivamente. Em contrapartida, Goiás registra um dos menores índices de moradias próprias no país: 64,4%, frente à média nacional de 71,3%. Montividiu, por exemplo, tem apenas 46,6% de domicílios próprios, sendo o décimo menor percentual no Brasil.
Por outro lado, o município de Sítio d’Abadia destaca-se no estado, com 86,7% de residências próprias. Além disso, cidades como Valparaíso de Goiás, Goianira, Abadia de Goiás, Cidade Ocidental, Senador Canedo e Águas Lindas de Goiás concentram os maiores percentuais de domicílios próprios ainda em processo de pagamento.
Condições dos Domicílios
A pesquisa também revelou que 93,2% das residências em Goiás são construídas com alvenaria ou taipa revestida, com Davinópolis e Taquaral de Goiás liderando em índices de construções desse tipo. Em contrapartida, Nova Roma e Teresina de Goiás apresentam os maiores percentuais de alvenaria sem revestimento.
Mais da metade das casas no estado (53%) possuem mais de cinco cômodos, enquanto 6,1% têm até três cômodos. Além disso, 58,5% dos imóveis possuem apenas um banheiro, e a maioria dos domicílios conta com dois dormitórios (41%) ou apenas um dormitório (40,4%).
Esses dados reforçam as disparidades habitacionais em Goiás e a necessidade de políticas públicas que atendam às demandas por moradia, seja ela própria ou alugada, especialmente em municípios com baixos índices de propriedades próprias.
Comentários (0)
Comentários do Facebook