Brasil Figura entre as Economias que Mais Crescem no G20 em 2024, Superando Expectativas

Brasil Figura entre as Economias que Mais Crescem no G20 em 2024, Superando Expectativas

A economia brasileira continua a surpreender ao registrar um crescimento de 2,5% até a metade de 2024, colocando o país entre as seis economias do G20 que mais cresceram nos últimos 12 meses. Entre junho de 2023 e junho deste ano, o Brasil superou economias como Coreia do Sul, Canadá e França, posicionando-se atrás apenas da Índia, Indonésia, China, Rússia e Estados Unidos.

Crescimento Surpreendente e Acima das Expectativas Este desempenho coloca o Brasil à frente de muitas nações desenvolvidas e confirma uma tendência global de recuperação após anos de instabilidade causada pela pandemia e por conflitos geopolíticos. O crescimento brasileiro no segundo trimestre de 2024, de 1,4% em relação ao trimestre anterior, superou as expectativas do mercado, que projetava um aumento de 0,9%.

Segundo grandes instituições internacionais como o FMI, Banco Mundial e OCDE, a economia global está se estabilizando, e os mercados emergentes, incluindo o Brasil, são os grandes motores desse crescimento. O resultado obtido pelo Brasil também foi maior do que a previsão inicial do FMI para o ano, que era de 2,1%.

Contexto Global e Perspectivas Futuras No cenário global, os Estados Unidos registraram um crescimento de 2,8% no primeiro semestre de 2024, acelerando após dois anos de crescimento mais moderado. O Federal Reserve já sinalizou a possibilidade de cortes nas taxas de juros, o que pode estimular ainda mais a economia americana, que já desponta como um dos principais impulsionadores do crescimento global.

Embora o Brasil tenha superado expectativas no início de 2024, o crescimento projetado pelo FMI ainda é inferior ao registrado nos dois anos anteriores, de 3% (2022) e 2,9% (2023). No entanto, o país segue desempenhando um papel importante entre os mercados emergentes que estão impulsionando a recuperação econômica global.