Prefeito de Goiânia libera motos em corredores exclusivos de ônibus a partir de segunda-feira
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou a liberação de motocicletas nos corredores preferenciais e exclusivos de ônibus a partir da próxima segunda-feira (6). A medida inclui o Eixo Anhanguera, mas exclui o BRT Norte-Sul devido a restrições legais e estruturais.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta quinta-feira (2) que as motocicletas poderão circular nos corredores preferenciais e exclusivos de ônibus da capital a partir de segunda-feira (6). O anúncio foi feito durante o lançamento do projeto para desobstrução das vias arteriais, ao lado do secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, que liderou a pasta anteriormente conhecida como Secretaria de Mobilidade Urbana (SMM).
Lançamento oficial
O comunicado será iniciado às 8h de segunda-feira, com o próprio prefeito conduzindo uma motocicleta para marcar o início da nova medida. O Eixo Anhanguera, uma das principais vias da capital, também será incluída na permissão, enquanto o BRT Norte-Sul ficará de fora devido a legislações federais e questões de segurança.
“Nosso secretário de trânsito está aqui. Nós já discutimos na rua. Ele não quer deixar [as motos] andarem no Eixo Anhanguera a partir de segunda-feira, mas vai andar sim", afirmou Mabel. Ele explicou que a Procuradoria Municipal está estudando alternativas para ajustar a medida ao sistema do BRT, que é regido por Normas Federais Mais Governativas.
Justificativas e desafios
O prefeito destacou que a mudança visa melhorar o fluxo nas vias principais da cidade, promovendo maior mobilidade para os motociclistas sem impactar qualidades o transporte coletivo. No entanto, também houve preocupações relacionadas à segurança no BRT, que possuem estruturas específicas, como níveis e meios-fios elevados, que podem dificultar a circulação de motos.
“Há uma série de coisas que precisam ser detalhadas melhor para não ter risco”, afirmou Mabel, justificando a exclusão inicial do BRT Norte-Sul.
Repercussão e próximos passos
A medida ainda analisa detalhes operacionais, mas já foi discutida entre especialistas em trânsito e a população. Para muitos motociclistas, a decisão é um rompimento para o trânsito pesado, enquanto outros questionam os impactos na segurança e na eficiência do transporte coletivo.
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