Ponte da BR-153 balança e preocupa: risco de tragédia no Rio das Almas pressiona governo e Ecovias Araguaia

A ponte da BR-153 sobre o Rio das Almas, entre Ceres, Rialma e Uruaçu, continua gerando tensão entre motoristas e autoridades. Uma tragédia imaginária foi descrita para ilustrar o risco iminente de colapso da estrutura. O deputado federal José Nelto (União Brasil) afirmou que a Ecovias Araguaia já realiza medições para duplicação da ponte, com prazo até 2025. Caso não cumpra, poderá perder a concessão da rodovia. A ponte atual também será restaurada.

Ponte da BR-153 balança e preocupa: risco de tragédia no Rio das Almas pressiona governo e Ecovias Araguaia

Na sexta-feira, 18, o deputado federal José Nelto, conhecido como “José da Ponte”, voltou a alertar sobre a condição crítica da ponte da BR-153, que passa sobre o Rio das Almas, entre os municípios goianos de Ceres, Rialma e Uruaçu. O cenário de uma possível tragédia foi descrito em tom de advertência: quatro caminhões caindo no rio após o colapso da ponte, cujos motoristas escapariam com vida por terem tirado o cinto de segurança, com prejuízos financeiros gigantescos. A cena, embora fictícia, retrata o medo real que paira sobre quem precisa atravessar a estrutura diariamente.

Segundo o parlamentar, a Ecovias Araguaia, concessionária responsável pela BR-153, já iniciou medições técnicas para a futura duplicação da ponte. A obra integra os 50 km obrigatórios da duplicação da BR-153 previstos para o ano de 2025.

“Se a empresa não cumprir o contrato, será aplicada a caducidade, ou seja, ela perde a concessão e não poderá continuar cobrando pedágio”, afirmou Nelto.

Ele também revelou que o Ibama deve liberar em breve a licença ambiental necessária para o início das obras em toda a extensão da BR-153 concedida à Ecovias.

Além da construção de uma nova ponte, o contrato também prevê a restauração da estrutura atual, que apresenta sinais evidentes de instabilidade. As oscilações e o desgaste da ponte têm preocupado moradores da região e motoristas, principalmente caminhoneiros que transitam pela rodovia.

Curiosamente, os deputados federais Rubens Otoni e Adriana Accorsi, ambos do PT, ainda não se manifestaram publicamente sobre o tema, apesar da relevância da BR-153 para o tráfego e a economia do Estado de Goiás.

A urgência é evidente. Caso o pior aconteça, vidas estarão em risco e as responsabilidades recairão sobre quem ignorou os alertas — como já vem ocorrendo há anos.