Kamala Harris e Donald Trump se preparam para debate decisivo na corrida à Casa Branca
No aguardado debate presidencial, Kamala Harris busca se firmar como agente da mudança, enquanto Trump tenta ganhar o apoio do eleitorado feminino. Ambos enfrentarão desafios únicos em um duelo decisivo.

No primeiro e possivelmente único debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris tem a missão de destacar-se e afastar os democratas do trauma causado pelo desempenho decepcionante de Joe Biden no debate de junho, que foi um ponto de virada na campanha democrata. Donald Trump, por sua vez, precisa sair da defensiva após a entrada de Kamala na disputa, buscando, principalmente, o apoio do eleitorado feminino.
A última pesquisa do New York Times em parceria com o Sienna College revela que Kamala Harris ainda é desconhecida por 28% dos eleitores, enquanto Trump lidera por apenas 1 ponto percentual no voto popular. Para os eleitores que ainda não conhecem Kamala, o debate será crucial para que ela se apresente e cative o público, evitando cair em armadilhas de Trump ou cometer gafes.
Embora a nova chapa democrata tenha gerado entusiasmo, as pesquisas mostram que Kamala ainda não conseguiu criar uma distância significativa de Trump. Este, em sua terceira campanha presidencial, já é uma figura familiar nos debates. A grande dúvida é qual versão de Trump surgirá no confronto – raivoso ou contido.
Trump tem escorregado em debates anteriores ao insistir em ataques pessoais e em dados incorretos, como ao associar imigrantes a criminosos e ao afirmar que estados democratas permitem abortos aos 9 meses. Para conquistar o público feminino, ele teria que evitar seu repertório de insultos habituais, como chamar Kamala de "lunática" ou "incompetente", algo que reforça apenas seu núcleo mais fiel.
Kamala, por outro lado, precisa equilibrar sua defesa do governo Biden, do qual faz parte, com a necessidade de se apresentar como agente de mudança, traçando um novo caminho para o país. Durante o fim de semana, sua campanha procurou dissipar críticas sobre a falta de propostas concretas ao publicar um plano detalhado de medidas econômicas, imigração e segurança.
No campo volátil da política americana, o sucesso no debate dependerá de quem souber explorar as fraquezas do adversário e se preservar. Para Kamala, o esforço será ainda maior, na tentativa de consolidar seu papel como a candidata da mudança.
Comentários (0)
Comentários do Facebook