Colégio Santa Cruz suspende 34 alunos por cyberbullying em grupo de WhatsApp

Uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, o Colégio Santa Cruz, suspendeu 34 alunos do Ensino Médio após denúncias de cyberbullying contra calouros. Alguns estudantes receberam suspensão de dois dias, enquanto outros foram afastados por tempo indeterminado. O caso está sendo apurado pela instituição.

Colégio Santa Cruz suspende 34 alunos por cyberbullying em grupo de WhatsApp

O Colégio Santa Cruz, localizado no bairro Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, suspendeu 34 alunos nesta semana por envolvimento em um caso de cyberbullying contra estudantes mais novos.

Os ataques ocorreram em um grupo de WhatsApp, onde alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio intimidaram colegas calouros. A escola informou que alguns dos envolvidos foram suspensos por dois dias, enquanto outros receberam suspensão por tempo indeterminado.

Em nota, o colégio afirmou que “as medidas educacionais cabíveis” estão sendo tomadas e que o caso segue em investigação. A instituição também reforçou que repudia qualquer forma de violência.

Cyberbullying é crime no Brasil

Desde janeiro de 2024, o bullying e o cyberbullying passaram a ser tipificados como crimes no Código Penal. A prática consiste na intimidação sistemática no ambiente digital, incluindo mensagens ofensivas, ameaças, exposição de imagens ou vídeos constrangedores e outras formas de agressão online.

Com a nova legislação, quem praticar cyberbullying pode ser penalizado com punições que vão de advertências até sanções mais severas, dependendo do caso.

 

Nota oficial do Colégio Santa Cruz

"Recebemos denúncias de agressões em grupo de WhatsApp envolvendo alunos do ensino médio do colégio.

Prontamente, iniciamos a apuração dos fatos e estamos tomando as medidas educacionais cabíveis e comunicando-as aos alunos e às famílias envolvidas.

O Colégio Santa Cruz, instituição pautada pelo respeito ao ser humano, repudia qualquer forma de violência e lamenta profundamente que tais atos tenham ocorrido entre estudantes da escola."