Cantor Leonardo está Incluído na “Lista Suja” Após Resgate de Trabalhadores em Condições Degradantes em Fazenda
O cantor sertanejo Leonardo foi incluído na lista suja do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após uma fiscalização, realizada em novembro de 2023, ter resgatado seis trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma de suas fazendas, em Lakanka, localizada no município de Jussara, no noroeste de Goiás. Entre os resgatados, hav
Como autoridades rel
Os trabalhadores também foram obrigados a percorrer 2 km até a sede da fazenda para encher garrafas térmicas com água, que não passaram por nenhum tratamento adequado. Além disso, dormiam em camas improvisadas com tábuas, portas velhas e outros materiais abandonados.
A Fazenda Lakanka está alugada para terceiros, mas o MTE responsabilizou Leonardo, visto que os trabalhadores prestavam serviços indiretos ao cantor. Leonardo e sua defesa alegaram que o cantor não tinha conhecimento das condições precárias dos trabalhadores e que o terreno estava sob contrato de arrendamento para o plantio de soja.
Em resposta à inclusão de seu nome na lista, Leonardo se manifestou nas redes sociais afirmando que “jamais faria isso” e que houve um equívoco ao incluí-lo na lista. Ele explicou que todas as indenizações foram pagas e que medidas estão sendo tomadas para remover seu nome da lista.
O Ministério do Trabalho e Emprego atualiza semestralmente a lista suja, com o objetivo de dar transparência às ações fiscais de combate ao trabalho escravo. O nome dos incluídos permanece publicado por dois anos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook