A gaúcha Inah Canabarro Lucas se torna a pessoa mais velha do mundo aos 116 anos

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, nascida em 8 de junho de 1908, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka em 29 de dezembro de 2024. Aos 116 anos, Inah reside na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, mantendo uma rotina tranquila. Sua longa jornada inclui dedicação à vida religiosa, ao ensino e à espiritualidade, fatores que ela e sua família acreditam ser o segredo de sua longevidade.

A gaúcha Inah Canabarro Lucas se torna a pessoa mais velha do mundo aos 116 anos

Inah Canabarro Lucas, natural de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, de acordo com a organização LongeviQuest. O título veio após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka em 29 de dezembro de 2024, aos 116 anos.

Nascida em 8 de junho de 1908, Inah vive atualmente na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, onde segue uma rotina tranquila e cheia de espiritualidade. Ela mantém horários específicos para acordar, comer, dormir e rezar, hábitos que os familiares acreditam contribuir para sua longevidade impressionante.

Trajetória de vida

Filha de uma família com seis irmãos, Inah iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento. Em 1928, fez seus votos como freira em Montevidéu, no Uruguai, retornando ao Brasil dois anos depois para ensinar português e matemática nas escolas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

Além de sua dedicação ao ensino, Inah sempre manteve forte conexão com a espiritualidade. Em 2018, ao completar 110 anos, obteve uma vitória apostólica do Papa Francisco,

 
4o