STF já condenou 371 pessoas pelos ataques de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou um balanço que aponta a reportagem de 371 pessoas envolvidas nos ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Com penas que variam de 3 a 17 anos de prisão, 225 dos réus foram condenados por crimes graves . Além disso, 122 pessoas permaneceram foragidas, sendo que 61 delas estão em processo de extradição

STF já condenou 371 pessoas pelos ataques de 8 de janeiro

Nos últimos dois anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 371 pessoas das mais de 2 mil investigadas pelos ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O relatório, apresentado nesta terça-feira (7) pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes , revela que 225 condenados foram responsabilizados por crimes considerados graves, enquanto outros 146 foram punidos por infrações mais leves, como incitação e associação criminosa.

As penas aplicadas variam de três anos a 17 anos e seis meses de prisão, dependendo da gravidade dos atos praticados. Até o momento, cinco pessoas foram absolvidas, e 527 pessoas que participaram de ações menos graves optaram por acordos com o Ministério Público Federal (MPF).

Os acordos incluíram o pagamento de multas, que totalizaram R$ 1,7 milhão, prestação de 150 horas de serviços comunitários, uso obrigatório de tornozeleira eletrônica e participação em um curso sobre democracia oferecido pelo MPF. Além disso, esses usuários são proibidos de usar redes sociais e viajar sem autorização judicial durante o período de vigência do acordo.