Prefeitura de Goiânia endurece regras para lavadores autônomos de carros

O prefeito Sandro Mabel publicou nesta quarta-feira (4) um decreto que altera o Código de Posturas de 2024 e impõe regras mais rígidas para a atuação de lavadores autônomos de veículos. As novas exigências vão desde o uso obrigatório de detergente biodegradável até a proibição de limpeza em locais não pavimentados.

Prefeitura de Goiânia endurece regras para lavadores autônomos de carros

A Prefeitura de Goiânia publicou nesta quarta-feira (4) um decreto que altera o Código de Posturas de 2024 e endurece as regras para a atuação de lavadores autônomos de veículos na capital. Assinado pelo prefeito Sandro Mabel, o novo regulamento impõe exigências ambientais e urbanísticas que devem ser cumpridas por quem deseja obter ou manter a licença municipal para exercer a atividade.

Entre as principais mudanças, os lavadores agora são obrigados a usar apenas detergentes biodegradáveis e devem realizar a lavagem exclusivamente em áreas pavimentadas. A atividade também passa a ser restrita à carenagem do veículo, ficando proibido o manuseio do motor e da parte interna do automóvel.

Segundo o decreto, as novas exigências foram elaboradas em conjunto pelas Secretarias Municipais de Planejamento e Urbanismo, Eficiência, Engenharia de Trânsito, e pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). O objetivo, conforme o texto, é “detalhar melhor os critérios e procedimentos necessários para viabilizar a autorização da atividade”.

Além disso, em praças públicas que não sejam divididas pelo sistema viário e onde haja lavadores dos dois lados, os órgãos responsáveis deverão decidir, em conjunto, qual lado será oficialmente destinado ao exercício da atividade.

O decreto também estabelece sanções: lavadores flagrados utilizando produtos não biodegradáveis perderão automaticamente a autorização para trabalhar.

Na manhã desta quarta, o prefeito Sandro Mabel gravou um vídeo na Praça Tamandaré, onde conversou com trabalhadores da região sobre a organização do descarte de lixo e comentou, informalmente, que novas regras estavam prestes a ser publicadas. “Colocando em ordem o lixo aqui na Praça Tamandaré. Se todos ajudarem, nós iremos deixar a cidade limpa”, afirmou Mabel.

As novas medidas reforçam o compromisso da atual gestão com a preservação ambiental, o ordenamento urbano e o cumprimento das normas sanitárias e ecológicas em Goiânia.