Goiânia libera uso de corredores de ônibus para motociclistas em fase de testes

A partir desta segunda-feira (6), motociclistas podem utilizar corredores de ônibus em seis vias de Goiânia. A medida, que visa reduzir acidentes e aumentar a velocidade do trânsito em até 15%, é parte de um plano de mobilidade urbana anunciado pelo prefeito Sandro Mabel. A mudança está em fase de avaliação e inclui campanhas educativas e melhorias na sinalização.

Goiânia libera uso de corredores de ônibus para motociclistas em fase de testes

Goiânia deu um passo inovador na mobilidade urbana ao liberar o uso de corredores de ônibus para motociclistas em seis vias da capital. A mudança foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira (6) pelo prefeito Sandro Mabel (UB) em uma coletiva de imprensa realizada na Avenida 85, uma das vias incluídas na nova regra.

Objetivos e impactos esperados

De acordo com Mabel, a medida tem potencial para aumentar a fluidez do trânsito em até 15%, além de reduzir acidentes envolvendo motos. Ele destacou que grandes cidades ao redor do mundo, como Londres e Lisboa, já adotaram estratégias semelhantes com bons resultados.

“Grandes cidades como Lisboa, que começou há quinze dias atrás, e Londres, que já implementou isso há 17 anos, mostraram que funciona muito bem. Vocês verão que será pouca interferência e grandes resultados,” afirmou o prefeito, que chegou ao evento de moto acompanhado de autoridades municipais.

Detalhes da medida

O uso dos corredores será permitido em vias como T-63, T-7, T-9, Avenida 85, Avenida Universitária/Rua 10 e Assis Chateaubriand. No entanto, corredores do BRT Norte/Sul e Eixo Anhanguera permanecem exclusivos para ônibus.

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explicou que a mudança está em fase experimental, com monitoramento de estatísticas de acidentes e fluidez no trânsito. “Vamos realizar campanhas nas redes sociais para informar a população e sinalizar as vias com pintura de moto e ônibus,” destacou.

Regras e restrições

O decreto publicado no Diário Oficial do Município detalha algumas restrições, como a proibição de ultrapassagens utilizando a faixa e o embarque de passageiros em motos dentro dos corredores de ônibus. A entrada será permitida apenas em faixas seccionadas ou cruzamentos.

Outras iniciativas de mobilidade

Além dessa medida, o prefeito Sandro Mabel anunciou outros projetos para melhorar o trânsito nos primeiros 100 dias de sua gestão. Entre as iniciativas estão:

  • Desobstrução de vias principais com a remoção de pontos de táxi e implantação de estacionamentos rotativos;
  • Investimento de R$ 100 milhões em semáforos inteligentes, capazes de sincronizar o fluxo de ônibus com os sinais de trânsito;
  • Central integrada de controle de trânsito, utilizando inteligência artificial nas câmeras;
  • Retorno do Grupo de Ações e Respostas Rápidas (Garra), da Guarda Civil Metropolitana, para auxiliar em ações relacionadas ao trânsito.

O prefeito também prometeu realizar uma nova licitação para radares e destacou que a prioridade será integrar tecnologia e eficiência para melhorar a mobilidade urbana de Goiânia.