Eclipse total da Lua iluminará o céu na madrugada desta sexta-feira (14)

Na madrugada desta sexta-feira (14), ocorrerá o primeiro eclipse total da Lua de 2025, um fenômeno visível em todo o Brasil e nas Américas. A Lua ficará completamente encoberta pela sombra da Terra às 3h58 (horário de Brasília), assumindo um tom avermelhado, conhecido como “Lua de Sangue”. O evento ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham perfeitamente.

Eclipse total da Lua iluminará o céu na madrugada desta sexta-feira (14)

Na madrugada entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), o céu será palco de um espetáculo astronômico: o primeiro eclipse total da Lua de 2025. O fenômeno será visível em todo o Brasil e também poderá ser observado em diversas regiões da América do Norte, Central e do Sul.

O eclipse total acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que a sombra da Terra cobre completamente a Lua. Esse alinhamento ocorrerá exatamente às 3h58 da manhã (horário de Brasília) da sexta-feira, momento em que a Lua perderá seu brilho natural e adquirirá uma coloração avermelhada, fenômeno popularmente chamado de “Lua de Sangue”.

Segundo Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, essa tonalidade ocorre porque a luz do Sol é filtrada pela atmosfera terrestre, espalhando o espectro azul e deixando passar apenas tons avermelhados, que iluminam a Lua de forma indireta. O mesmo princípio explica o tom avermelhado do pôr do sol.

Para os brasileiros que quiserem acompanhar o fenômeno, a melhor recomendação é observar o céu a partir da madrugada, preferencialmente em locais com pouca poluição luminosa.