Drone russo carregado com explosivos cai na Letônia; país intensifica monitoramento do espaço aéreo
As Forças Armadas da Letônia confirmaram a queda de um drone russo carregado com explosivos no país. O dispositivo foi neutralizado, e uma investigação será conduzida. A Letônia, membro da Otan, está em alerta para possíveis violações do espaço aéreo.

Nesta segunda-feira (9), as Forças Armadas da Letônia informaram que um drone militar russo, carregado com explosivos, caiu no território letão. O drone, do modelo Shahed, de fabricação iraniana, foi neutralizado após sua ogiva explosiva ficar presa a meio metro de profundidade no solo. A data exata e o local da queda não foram revelados.
De acordo com o general Leonids Kalnins, comandante das Forças Armadas da Letônia, o dispositivo explosivo foi desativado imediatamente, impedindo uma possível detonação. Já o coronel Viesturs Masulis, comandante da Força Aérea da Letônia, afirmou que o drone "não tinha como objetivo" um alvo militar na Letônia.
O incidente ocorre em um momento de crescente preocupação com violações do espaço aéreo na fronteira leste da Letônia, segundo o presidente Edgars Rinkevics. Além da Letônia, outros países da Otan, como Romênia e Polônia, também registraram incidentes envolvendo drones e mísseis russos, especialmente em áreas próximas à Ucrânia.
As tensões entre Letônia e Rússia se intensificaram desde a independência letã da União Soviética e pioraram após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022. A Letônia prometeu compartilhar os resultados da investigação do incidente com a Otan.
Comentários (0)
Comentários do Facebook