Anta Resgatada de Incêndio em Andradina (SP) Morre Após Sofrer Queimaduras Graves

Uma anta gravemente ferida em um incêndio em Andradina (SP) morreu após ser resgatada e transferida para a Associação Mata Ciliar em Jundiaí (SP). O animal sofreu queimaduras em 100% do corpo, e apesar dos esforços da equipe veterinária, não resistiu.

Anta Resgatada de Incêndio em Andradina (SP) Morre Após Sofrer Queimaduras Graves

Uma anta resgatada gravemente ferida em um incêndio ocorrido em um canavial em Andradina (SP) não resistiu e morreu na noite desta sexta-feira (13). O animal havia sido transferido na quinta-feira (12) para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP), onde recebeu tratamento especializado para vítimas de queimaduras graves.

Segundo Cristina Harumi, coordenadora de fauna da Mata Ciliar, o mamífero teve queimaduras que cobriram 100% do corpo, e apesar dos esforços da equipe veterinária, a anta não conseguiu se recuperar. "Ela estava sendo monitorada o tempo todo e não sentia mais tanta dor. Todos fizeram o que estava ao alcance, a Polícia Ambiental, o hospital veterinário de Andradina, o zoológico de Bauru, que emprestou a caixa de transporte, e a Mata Ciliar", explicou Harumi.

A Mata Ciliar é uma instituição especializada no tratamento de animais de grande porte que sofrem com queimaduras, frequentemente provenientes de incêndios florestais. A morte desse animal ressalta a gravidade e os impactos dos incêndios que atingem áreas rurais e florestas, colocando a fauna local em risco.