Brasil vive grande janela de oportunidades, afirma Aloizio Mercadante a autoridades e empresários espanhóis

Brasil vive grande janela de oportunidades, afirma Aloizio Mercadante a autoridades e empresários espanhóis

Durante a celebração do centenário da Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE), em Madri, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, destacou o momento promissor da economia brasileira e convidou empresários a investir no país.

Com 89,2% de sua matriz energética composta por fontes renováveis, o Brasil, segundo Mercadante, está em uma posição privilegiada para atrair investimentos, especialmente em um cenário global que caminha para a descarbonização das economias. “O Brasil vive uma grande janela de oportunidades”, afirmou, acrescentando que o país é líder em financiamento de energia limpa e renovável em escala global.

Crescimento Econômico Resiliente

Mercadante também destacou os resultados econômicos recentes do Brasil. O país alcançou a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos (7,4%) e registrou um número recorde de 100 milhões de trabalhadores empregados. Em apenas um ano e meio, 1,75 milhão de empregos com carteira assinada foram criados, e o poder de compra da população cresceu a uma taxa real de 6,1% nos últimos 12 meses. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,9% em 2023, contrariando previsões iniciais de 0,7%.

Além disso, o Brasil continua a se destacar no setor agrícola, sendo o terceiro maior produtor de alimentos do mundo e o segundo maior exportador. Mercadante enfatizou o papel do país como líder global na produção de carne, soja, café e suco de laranja, além de ser um importante player na indústria, agricultura e biodiversidade.

Relação Estratégica com a Espanha

O evento contou com a presença de Jordi Hereu, ministro da Indústria e Turismo da Espanha, que reforçou a importância da relação estratégica entre a Europa e a Ibero-América, com o Brasil sendo uma prioridade para o governo espanhol. A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil, com empresas atuando em setores como telecomunicações, seguros e energia.

A cerimônia contou ainda com a presença de outros importantes representantes políticos e empresariais, incluindo o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Ribeiro, e executivos como Christian Gebara, CEO da Vivo, e Eduardo Navarro, presidente do Conselho de Administração da Telefônica.