Rio Pinheiros apresenta coloração verde devido à proliferação de algas causada pela seca
A água do Rio Pinheiros, em São Paulo, apresentou uma coloração verde nesta segunda-feira (9), devido à proliferação de algas causada pela seca prolongada e a baixa vazão do rio. A Cetesb segue monitorando a situação.

Quem passou pelo Rio Pinheiros nesta segunda-feira (9) notou uma mudança na cor da água, que agora está esverdeada. A alteração se deve ao impacto da forte seca que atinge a região. O Rio Pinheiros, que nasce do encontro do Rio Guarapiranga com o Rio Grande e deságua no Rio Tietê, vem enfrentando uma vazão muito baixa devido à estiagem prolongada.
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a falta de chuvas e a diminuição das contribuições dos afluentes do Rio Pinheiros favorecem a proliferação de algas, que são responsáveis pela coloração verde da água. "A coloração verde está associada com a presença das algas", informou a Cetesb, que segue em alerta monitorando as condições dos rios e represas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e do Estado.
A situação é crítica e reforça os impactos da seca e das altas concentrações de nutrientes presentes na água, que favorecem esse crescimento anormal de algas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook